domingo, 28 de setembro de 2014

Neoplatonismo


O que é?

O Neoplatonismo é uma corrente de pensamento baseada nos ensinamentos de Platão, interpretando-os de diversas maneiras. À época, os que pertenciam a essa corrente se consideravam platônicos, contudo, o prefixo “neo” foi adicionado pelos estudiosos modernos para distinguir entre os dois, já que este era muito diferente da doutrina platônica.

O Início

O neoplatonismo foi iniciado pelo filósofo Plotino, que afirma ter recebido os seus ensinamentos de Amônio Sacas, residente de Alexandria.

A Filosofia

Pode-se dizer que o Neoplatonismo é uma forma de monismo idealista, ou seja, que acredita na unidade das forças da natureza e a realidade em um único princípio e que respeita e afirma o valor da ideia.
Segundo Plotino, existe um Uno indescritível do qual emanou, como consequência, seres menores. Mais tarde, filósofos como Jâmblico adicionariam centenas deuses e seres intermediários como emanações entre o Uno e a humanidade, modificando o sistema de Plotino que era muito mais simples.
Os neoplatônicos desacreditavam o mal, negando que este pudesse ter uma existência real no mundo. Algumas coisas simplesmente são menos perfeitas do que outras. Sendo assim, o que uns chamam de mal, para os neoplatônicos trata-se de imperfeição ou “ausência de bem”.
Dentre outras crenças, os neoplatônicos acreditavam que a perfeição humana e a felicidade poderiam ser obtidas neste mundo e que não precisaríamos esperar uma pós-vida. Perfeição e felicidade (que são uma só e a mesma coisa) poderiam ser adquiridas pela devoção à contemplação filosófica.

O Neoplatonismo e o Paganismo

     Frequentemente o neoplatonismo foi utilizado como fundamento filosófico para o paganismo clássico ou como um meio de defender o paganismo do cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário